PEIXECRU.COM
Como se come temaki


foto de octal
Um bom exemplo de temaki
Veja também: etiqueta de sushi, como comer sushi.

Mesmo depois de ter aprendido como se come sushi, ainda fica a dúvida: como comer temaki? Os problemas mais comuns são que é muito grande, largo, borrachento, mole e, além de tudo isso, como colocar shoyu nele é um grande mistério.

O temaki foi concebido como um sushi prático e que nao suja as mãos para ser comido em festas e outras reuniões informais. Como muitos outros pratos que sofreram a nossa adaptação, o temaki perdeu algumas das suas características mais importantes. No Japão, ele costuma ser mais fino e ser menor também no conjunto. Além disso, é essencial que seja servido imediatamente depois de feito, porque o nori ainda está crocante, permitindo que o sushi seja consumido sem ser destruído.

É muito mole, borrachento, não dá para comer sem desmanchar o temaki
Isso é, infelizmente, culpa dos garçons, que deveriam servir o temaki o mais rapido possível para que o nori esteja ainda crocante. Em muitos restaurantes eles parecem não ter conhecimento de que o temaki precisa de certa prioridade para ser servido, mas existem sim outros que o servem rapidamente.

Como se coloca shoyu no temaki?
Normalmente não é essencial colocar shoyu no temaki. Muitos já vêm com tempero e podem ser comidos como são servidos. É o caso do temaki de salmon skin e do de salmão com cebolinha (com ou sem maionese e cream cheese), do negitoro e alguns outros. Quando for colocar shoyu, não use o vidro. Use o kozara (pratinho de shoyu) e molhe somente a alga, evitando que fique arroz boiando no shoyu.

Por que não tem recheio no final?
É frequente que o temaki tenha o recheio mal distribuído. Normalmente, há grande quantidade de recheio em cima e praticamente só arroz em baixo. O correto é que seja bem distribuído, sendo que não é obrigatório que a ponta seja perfeitamente fechada, ou seja, a parte de baixo pode ficar um pouco aberta.


Categoria > Cultura japonesa > Etiqueta de sushi > Como se come temaki