PEIXECRU.COM
Como comer sushi


Veja também: etiqueta de sushi, como se come temaki.

Comer sushi vai muito além de como usar hashi. Os muitos anos de tradição criaram algumas regras da forma correta e educada de se comer sushi. Existem regras para como molhar o sushi no shoyu, quais sushi e acompanhamentos podem ser comidos juntos, e em que ordem o sushi deve ser comido.


Essas regras são para japonês, não para mim!
Essa crítica é muito comum tanto no Brasil como no resto do Ocidente. Nós não temos regras para, por exemplo, colocar o feijão por cima do arroz ou o arroz por cima do feijão. Cada um faz da maneira que acha mais gostoso.

Na maioria dos restaurantes de sushi, essas regras não fazem tanta diferença como se pode imaginar. Além disso, a própria cultura japonesa é de ensinar as coisas sem ensinar o motivo do que se aprende. Muitos descendentes de japoneses dizem que "você está fazendo errado", sem explicar o motivo quando estão explicando.

Mesmo assim, depois de experimentar com essas regras, nós percebemos que muitas delas fazem sentido, que tornam a comida mais gostosa. Algumas delas estão ligadas à complexidade e heterogeneidade dos sabores, outras à maneira que o corpo reage aos alimentos e ainda outras evitam problemas de saúde.


foto de js42
Um sushi super gigante
Tem mesmo que ser inteiro?
Regra 1. Não morda sushi que tem o tamanho de uma bocada. Os outros, quando mordidos, devem ser mantidos fora do prato até poderem ser terminados.

A maioria das moças reclama desta regra. Dizem que o sushi é grande demais para suas pequenas boquinhas. No entanto, o sushi é feito com o tamanho de uma bocada, medido pelo itamae.

Se a bocada for exageradamente grande, como na foto ao lado, o erro é do itamae. Nesse caso, é normal morder o sushi - lembre-se de não voltá-lo ao prato - mas como quase todos os sushi são de tamanho razoável, realmente devem ser comidos inteiros.

Existem alguns tipos de sushi específicos que são maiores que o normal, é o caso de alguns futomaki e também do temaki. Esses devem ser pegos com as mãos e mordidos em várias bocadas sem voltarem ao prato.


Com ou sem shoyu?
Regra 2. Não se devem mergulhar no shoyu os sushi que já tenham vindo com molho ou que sejam adocicados.

Algumas pessoas gostam de shoyu em tudo, mas alguns sushi são muito elaborados, e são preparados para serem comidos sem nenhum molho adicional. Por exemplo, unagi nigirizushi, skin uramaki, california roll e nigiri com limão não devem ser molhados no shoyu.

Mesmo assim, muitas pessoas preferem colocar shoyu nesses sushi e algumas vezes levam bronca dos japoneses. Eles dizem que isso é muito errado, pois isso "diz" para o itamae que, apesar de todo o trabalho que ele teve em preparar um sushi diferente e interessante, você prefere o sabor do shoyu ao sabor que ele criou.


Shoyu no peixe, arroz no shoyu ou peixe no shoyu?
Regra 3. Nunca se mergulha arroz no shoyu.

Essa é a regra mais controversa e existem até discussões sobre ela na Internet, até mesmo em português. Falam que se deve virar o nigirizushi para tocar somente o peixe no shoyu, mas é difícil virá-lo. Pior. O que se deve fazer com uramaki? Se alguém já tentou virar um gunkanmaki viu que isso faz apenas uma grande sujeira.

O motivo disso é que o shari não foi preparado para receber nenhum molho, enquanto o peixe foi. O shari absorve muito shoyu, fazendo com que ele se desprenda e estragando o sabor do sushi.

Quanto shoyu?
Regra 4. Nos sushi que vêm sem molho, deve-se molhar o peixe levemente no shoyu. Quanto mais delicado o sabor do peixe, menos shoyu se deve por.

Esse é o problema número um que a maioria de nós tem com as regras. Todas as pessoas que conhecemos comeram sushi com muito shoyu, desde a primeira vez. Além disso, ninguém fala nada do tanto de katchup que as pessoas põem no sanduíche.

Não sabemos exatamente por que isso acontece. Talvez seja porque as pessoas gostam muito do sabor do shoyu, ou talvez porque não queiram se sentir enjoadas com o peixe cru, decidindo mascarar o sabor do peixe com shoyu.

Na verdade, não importa muito. Todas as pessoas que conhecemos, inclusive nós mesmos, foram gradualmente reduzindo a quantidade de shoyu até a adequada.


Onde colocar wasabi? Quanto colocar?
Regra 5. Wasabi não deve ser misturado no shoyu.

Essa regra existe por dois motivos. O primeiro é que o wasabi perde uma parte da força quando é misturado com shoyu. O segundo, menos óbvio, é que os japoneses consideram desejável que a comida seja heterogênea, por isso colocar um pequeno ponto de wasabi no peixe ao invés de misturá-lo no shoyu é considerado melhor.

Quanto à quantidade, não existe regra. Cada um põe o quanto acha que deve. Normalmente, nigirizushi já vem com wasabi dentro, por isso algumas pessoas podem olhar estranho se você põe muito wasabi além daquele que o itamae recomendou, mas em muitos festivais vem muito pouco, ou não vem, então já é esperado que os clientes ponham wasabi sozinhos.




Categoria > Cultura japonesa > Etiqueta de sushi > Como comer sushi